quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto Cisterna em andamento

No dia 02/08 deu-se inicio as obras na construção de uma cisterna para captação de água da chuva nas dependências da escola. A mesma terá capacidade para 30 mil litros de água, a qual será captada em um dos prédios da escola e será utilizada em banheiros, limpeza, horta e no viveiro de produção de mudas nativas da escola.

Na construção estão envolvidos Alunos do Curso Integrado, Professores que fazem parte do Curso, Colaboradores e Direção.

Patrocinadores

SICOOB

Epagri

Secretaria de Educação e Desenvolvimento Regional

APP

Capacitação de Professores



No dia 17/08 aconteceu o segundo encontro de professores nas dependências da E.E.B Profª Maria da Glória Mattos, onde os mesmos desenvolveram trabalhos com palha de milho juntamente com a Instrutora Sandra Lovis.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Escola

A escola deve ser um espaço privilegiado, rico em recursos que promovam a aprendizagem, quanto ao ambiente, deve propiciar que todos os envolvidos sintam-se responsáveis e capazes preservá-lo da forma mais adequada possível.
Educar é um ato para pessoas especiais; as ações educativas devem funcionar como molas propulsoras para o encaminhamento do aluno na busca de sua atuação na sociedade como cidadão que é.
Para promover este tipo de educação a escola de Idamar utiliza-se de sistemas interativos, onde a motivação para a aprendizagem surge do convívio entre alunos e profissionais da educação, sendo todos muito competentes em suas funções. Os estilos individuais e as vivências trazidas das comunidades de onde os alunos são oriundos, inclusive do próprio Distrito de Idamar, são constantemente valorizados.
A estrutura escolar se desenvolveu com grande evidência nos últimos anos. A Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Mattos vem sendo equipada com recursos tecnológicos e pedagógicos, além de hoje poder atender as várias áreas da educação desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, bem como o Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integrado Profissionalizante de Gestão de Pequenas Propriedades Rurais e Agronegócios.
Muitos são os temas trabalhados nas aulas entre eles a concepção da vida em sociedade, o respeito ao equilíbrio ecológico do planeta, para importância da paz para reduzir a violência e para a formação de um mundo melhor.
Os profissionais da educação que atuam nesta escola têm clara a necessidade de a Escola ser um espaço que permita ao aluno preparar-se para o futuro profissional. Nela o professor é um guia, um conselheiro, um parceiro do aluno na procura da construção do conhecimento, informando a verdade em toda a sua essência, tornando-o mais atuante e capacitado para a vida em suas alegrias ou desilusões.
Vale ressaltar as parcerias obtidas com toda a comunidade escolar neste ano letivo, o bom entrosamento entre as partes: direção, professores, funcionários, Grêmio Estudantil, APP, Conselho Deliberativo, Secretaria Regional, pais e colaboradores em geral auxiliaram para que se desenvolvessem atividades enriquecedoras, com a participação maciça de todos os segmentos.
A comunidade escolar pretende dar continuidade a este trabalho tão válido que vem sendo galgado; sabe-se que a educação é o único caminho para a formação emocional e cognitiva do ser, é ela que dá sentido à vida, tanto de forma individual quanto de forma coletiva. Ela deve contribuir para a formação profissional, social e familiar.
Pensar em mudanças positivas na escola para que venham a refletir na sociedade é essencial. Precisamos trabalhar com a certeza de que em educação não existe curta duração.
A sociedade contemporânea vive momentos ágeis da comunicação, tudo ocorre em curto prazo em detrimento da tranqüilidade e da morosidade; é preciso acompanhar estas mudanças sem perder os valores da amizade, da fé e o respeito, à natureza e ao próximo; estudar e aprender sempre favorece esta mobilidade e flexibilidade, portanto o tempo na escola requer mais do que agilidade, sentimento, esforço e dedicação. Todos estes requisitos a Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Mattos possui.

Por Profª Ana Elisabete Elesbão

FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA




As alunas Ana Carolina Medina e Eduarda Ceriolli participaram da III Feira de Ciências e Tecnologia apresentando uma maquete referente a uma UD (Unidade Demonstrativa) com base no que foi estudado no decorrer do Curso de Gestão de Pequenas Propriedades Rurais, assessoradas pela professora de biologia Claudete Vendrame Cicheleiro.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Relação Homem X Natureza inserido na sociedade atual

O homem não sobrevive isolado em si só, ele necessariamente estabelece uma relação com a natureza, retira dela seu sustento.
Mas atualmente esta relação precisa ser revista, levando-se em consideração a imensa destruição que o mesmo vem ocasionando.
O que era para ser uma relação na qual a humanidade, utilizando-se dos recursos naturais, produziria seus alimentos de forma sustentável, de modo a não agredir a vida; na verdade transformou-se em uma realidade de competitividade, dentro de numa corrida capitalista.
A corrida que falo leva a acumular bens levando a degradação constante do meio ambiente e de seus recursos naturais.
Durante muito tempo, a sociedade humana compreendeu a natureza como algo externo aos indivíduos. Se referindo a ela apenas como fonte de sustento, renda e moradia. Mas na verdade, como afirmam alguns autores, a humanidade e a natureza são únicas.
Então, diariamente, ouvimos em noticiários a pronúncia da expressão “tecnologia de ponta”, ou ainda “sociedade evoluída”, que faz com que surja a questão: “Qual o preço da dita evolução? Onde e em que nós, seres ditos humanos, evoluímos?”
Fica a dúvida: temos a capacidade de usar nossa razão de forma inteligente...
Na verdade parecemos muito irracionais diante dos animais; pois o animal não destrói a natureza de forma desenfreada, ou explora outro de sua espécie para acumular capital.
Evoluímos na tecnologia e em alguns ramos da ciência; mas para que isso se tornasse possível o quanto foi necessário agredir a natureza?
O tempo todo surgem bens de consumo que criam nas pessoas necessidades que até então eram dispensáveis. Quanto mais evoluímos na tecnologia, mais perdemos na questão ambiental.
Para onde, afinal, estamos caminhando? Para uma sociedade que por fins lucrativos e por tecnologia será capaz de liquidar todos os recursos naturais...
Temos a escolha de garantir um futuro onde o verde das árvores torne a ocupar o planeta, resgatando o cuidado necessário com a natureza ou definitivamente acabar com a vida.
A opção é nossa, de cada um, que deseja e trabalha por um mundo melhor!

Texto da aluna Eduarda Caroline Ceriolli da
3ª série do Ensino Médio Integrado Profissionalizante “Gestão de Pequenas Propriedades Rurais” produzido na
Disciplina de Língua Portuguesa com a
Professora Ana Elisabete

Conselho de Classe



No último dia 21 foi realizado o conselho de classe onde se fizeram presente todos os professores.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Capacitação de Professores

Nos dias 19 e 20 de Julho os professores da E.E.B Profª Maria da Glória Mattos estiveram presentes em cursos e palestras realizados na mesma ministrados por:
- Raul Meier,
- Sandra Lovis e
- Helio Daltoe



Alunos dos Cursos Integrado participam de palestra seguida de prática

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Estudante


“Estudar é como conhecer mundos diferentes.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de se preparar para a vida…”
Parabéns pelo seu dia!
A equipe de Professores e Direção da E.E.B Profª Maria da Glória Mattos prestou homenagem a todos os alunos pelo seu dia, 11 de agosto, dia que se comemora o Dia do Estudante, com uma linda tele mensagem.
Após o recreio os alunos prestigiaram a mensagem e em seguida retornaram a aula normal.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

FEIRA DE CIÊNCIAS E TÉCNOLOGIA

Trabalho realizado e apresentado à Feira de Ciências e Tecnologia pelos alunos das 5ª series l e ll coordenados pela professora Cláudia Zanini sobre o histórico dos 23 convocados para a copa 2010 na África do Sul.
Com o objetivo de saber mais sobre a vida de cada um dos convocados, os alunos fizeram pesquisas sobre os jogadores e depois desenvolveram uma maquete, a qual foi confeccionada com isopor e bonecos feitos com massa de modelar caseira.
Por Profª Cláudia Zanini



Feira de Verduras







Os alunos dos Cursos Integrados Técnico em Gestão da Pequena Propriedade e Gestão em Agronegócio desenvolvem a Feira de Alimentos na Escola onde são vendidos verduras e temperos sem agrotóxicos, estes por eles plantados e cuidados durante aulas práticas.
O lucro do mesmo será destinado à compra de novas sementes, mudas nativas para preservação das nascentes e mata ciliar, material de consumo e ferramentas para manutenção da horta e viveiro, com isso dando contínuo ao trabalho que já vêem sendo desenvolvido por eles a tempo na escola.

Por Profº Marcos Medina

Feira desenvolvida com produtos oriundos da agricultura


A professora Jussara Maria Della Flora mestra em Historia desenvolveu um trabalho sobre feiras comerciais e feiras de trocas com a 6ª serie do Ensino Fundamental no dia 22/06/10 na qual os alunos trouxeram diversos produtos oriundos da agricultura e indústria para serem trocados dentre os colegas.


A feirinha foi um sucesso já que os produtos eram semi novos e de boa procedência.


Lembra-se que as feiras foram no século XIII importantes pontos comerciais e de desenvolvimento europeu. Destacando-se o inicio do sistema capitalista e da burguesia bem como o inicio das grandes navegações que culminaram com a descoberta de “novas terras”.
Por Profª Jussara Maria Dela Flora.