terça-feira, 12 de abril de 2011

Teatro - Uso dos extintores

No dia 12 de abril, esteve presente na escolar Maria da Glória Mattos de Idamar, instrutor da empresa DARB Comércio de extintores LTDA, fornecendo orientações e demonstrações de como apagar incêndios, fazendo a troca da recarga dos extintores.

Os alunos da 3ª série E.M. Regular, montara a peça de teatro, baseado nos acontecimentos do dia-a-dia, os quais estes acidentes tem aumentado nos últimos anos.

Nosso objetivo maior, com a peça é alertar os alunos e os adultos que assistiram de que é perigoso deixar crianças sozinhas, e que um simples descuido pode transforma-se em uma grande tragédia.

O cenário(casa) foi montado com a ajuda dos alunos da 2ª série E.M. Integrado, técnico em agronegócio.

Vale lembra que os alunos que participaram da peça foram os alunos: Juçara, Helena, Mara, Jéssica e Sidnei, ambos da 3ª série regular.

Tivemos auxilio da professora Claudete Cichelero (Biologia).







Ao anoitecer Duda e suas duas irmãs, Bruna e Silvana enfrentais uma noite sozinhas, pois seus pais Carolina e Antônio tinham de sair trabalhar. Eles trabalhavam durante do dia enquanto os filhos estudavam e a noite faziam hora extra em um frigorifico para aumentar a renda da família. E deixavam a casa e as duas filhas Bruna e Silvana sobre os cuidados de Duda, a filha mais velha.

Em uma noite destas o inesperado aconteceu, acompanhe:

Mãe – Carolina, Duda, já deixei a comida pronta, esta na geladeira! É só esquentar.

Pai – Cuide de suas irmãs direitinho! E vão dormir cedo, porque eu e sua mãe vamos demorar.

(Os pais vão trabalhar.)

Duda arruma a mesa e se dirige até a geladeira para pegar a comida e esquentar para suas irmãs.

Duda – Já comeram?

Irmãs – Sim!

Duda – Então eu ou retirar a mesa e vocês vão indo arrumar a cama.

Silvana – Mana, nós já arrumamos a cama e vamos dormir.

Duda – Podem ir, eu também já estou indo.

(No quarto.)

Duda – Vamos rezar agora!

(Rezaram e se deitaram)

Bruna – Duda, eu estou com medo.

Silvana – Há, deita ai, não precisa ter medo, não tem nada.

(Bruna fica em silencio por alguns instantes e volta a dizer.)

Bruna – Eu estou com medo.

Duda – Está bem, eu acendo uma vela e coloco na mesinha ai do seu lado! Está bem?

Bruna – Tá bom.

(Duda acende a vela e coloca na mesa ao lado da cama da Bruna. Passados 5 minutos.)

Bruna – Duda, eu quero ir ao banheiro!

(Ela se levanta e acidentalmente derruba a vela no chão. E a mesma cai perto da cortina do quarto que pega fogo.)

Bruna – FOGO! FOGO!

Duda – Silvana, Bruna, corram para fora!

Duda – Meu Deus, e agora?

(Neste momento chegam Carolina e José.)

Carolina – Meu Deus, o que vamos fazer?

José – Chama os bombeiros, anda Duda, liga lá daquele orelhão.

(Os bombeiros chegam e apagam o fogo.)

Carolina – Estão todos bem? Como aconteceu isso?

(Bruna conta.)